Início » Jogos » Os 7 melhores jogos de mundo aberto segundo o público – Qual o melhor?

Os 7 melhores jogos de mundo aberto segundo o público – Qual o melhor?

O conceito de jogos de mundo aberto não é novo, pois já no início dos anos 2000 as telinhas bombavam com o GTA ou o Driver. Mas com as novas revoluções tecnológicas esses games voltaram à tona por proporcionar cenários “mais reais do que a realidade”.

Conforme se explica no livro 1001 videogames pra você jogar antes de morrer essa classificação nem sempre tem um enredo próprio, permitindo ao usuário interagir  criar o roteiro que quiser no mapa.

Se você é mais um que quer ter a experiência de explorar um mundo digital aí segue a lista de melhores jogos de mundo aberto segundo os dados divulgados pela Google e Apple. 

1 – Zelda(PS4, PS3 e PC)

O jogo da Nintendo tem um cenário bem desenhado e não deixa os detalhes de fora. Entretanto, não é o estilo de mundo que evolui constantemente, por isso o usuário ainda pode se sentir um pouco preso nas limitações da narrativa.

Para quem quer experimentar outros jogos de mundo aberto da Nintendo vale a pena jogar a última versão do Mário, que parece caminhar para esse tipo de cenário infinito.

Os próprios desenvolvedores já anunciaram em entrevistas que a ideia da realidade virtual que permite os games de open world devem servi as próximas atualizações dos jogos da empresa.

2 – Assassin’s Creed Odyssey  (Ps4, PC e Xbox One)

O Assassin’s Creed Odyssey da Ubisoft foi criado para fazer uma imersão na Grécia Antiga – e consegue. Apesar de graficamente ter vários erros são quase imperceptíveis ao olho do internauta, pois grande parte dos elementos são réplicas de ilustrações e pesquisas historiográficas da época.

O jogador pode optar por controlar o personagem de Kassandra ou Alexios – ambos descendentes do rei de Esparta, Leônidas (o mesmo interpretado no filme 300). A história se passa num cenário de caos enquanto o rei vive afastado de seu território, numa ilha.

A variedade de elementos como armas, entrar em casa particulares ou a realidade dos golpes são aspectos que conquistam o jogador. Mas vale lembrar que o game não é o mais indicado para amadores, já que é normal levar muita porrada de qualquer personagem, exigindo mais cautela e habilidade.

3 – Marvel’s Spider Man (PS4 e PC)

Para os fãs da Marvel não tem como perder o jogo de mundo aberto do Homem Aranha. Baseado nos elementos da história original dos quadrinhos o jogo envolve o jogador nas narrativas cheias de missões secundárias pela cidade de Nova York (recriada o mais próximo da realidade).

Com um cenário tão bem trabalhado a narrativa pode se tornar até em segundo plano para poder desfrutar de todas as possibilidades que o jogo dá: se pendurar nos prédios com a teia de aranha, explorar a cidade ou travar lutas com ladrões.

4 – Red Dead Redemption 2 (PlayStation 4 e Xbox One)

A criação da Rockstar Games criou esse novo clássico dos jogos de mundo aberto depois de oito anos de trabalho duro para a recriação da realidade. A fotografia do cenário é tão bem feita que vai te fazer se sentir num filme.

A história conta a trama de duas gangues dos do fim do Velho Oeste, nos Estados Unidos. O personagem principal é Duch Van der Linde, um fora da lei rebelde com pose de durão que vive sendo perseguido pela polícia devido seus crimes contra autoridades e gangues.

A realidade do jogo é tanta que conta até com algumas funcionalidades extras que interferem na saúde do personagem. Se está frio, por exemplo, é preciso se agasalhar. Caso atropele alguém de cavalo fará com que a polícia vá atrás de você, e assim por diante.

Para te ajudar a explorar o jogo a narrativa se passa num clima de constante fuga e perseguição, o que vai te fazer ter de passar missões em diversos tipos de climas, vegetações recriadas com base na realidade de forma imersiva. Afinal, pode-se interagir com praticamente tudo, personalizar o personagem desde bota até o bigode e escolher as armas da época.

5 – Subnautica

Quem gosta dos universos de fantasia vai ficar impressionado com o cenário de Subnautica e seus biômos. Cada detalhe foi criado com alto contraste e luminosidade, o que te faz sentir num mundo neon.

Cada personagem é feito para te dar a sensação de estranhesa, como se estivesse imerso em um mundo alienígena.

6 – God of War

A versão de God of War adaptado para a mitologia nórdica deu super certo e desde que Kratos embarcou nessa nova história a franquia da série voltou a crescer exponencialmente.

Entre as mudanças feitas para a nova versão de mundo aberto está a adição de novos elementos, abandonando o antigo formato RPG. O enredo é bastante dinâmico e toda em plano-sequência para causar uma sensação de imersão ao usuário.

7 – Day Z (Android e iOS)

Para finalizar com uma opção de jogo para o celular, fica o Day Z. Antes de cair na moda o Fortinite e PUBG (que também poderiam entrar nesta lista) o Day Z teve o seu momento de glória entre os usuários do Android e iOS.

O jogo é cheio de possibilidades e conta com um gráfico impressionante que se passa no tempo das grandes navegações enquanto rola um apocalipse zumbi.  Até estranho que seu download seja 100% gratuito para qualquer plataforma.

Rafaela Trevisan Cortes
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Comente